Uma senhora de 55 anos compareceu à delegacia para relatar que foi vítima de um golpe de estelionato. Ela contou que recebeu uma ligação em seu telefone fixo de uma pessoa que se passou por seu sobrinho. Na conversa, o golpista disse que estava na rodovia e havia se envolvido em um acidente de trânsito. Alegando não ter acesso à internet, ele pediu que a mulher lhe enviasse a quantia de R$ 3.000,00 para cobrir as despesas médicas da outra pessoa envolvida no suposto acidente.
A vítima informou ao golpista que tinha apenas R$ 600,00 em sua conta bancária e realizou uma transferência para uma chave PIX fornecida por ele. Após a transação, o falso sobrinho insistiu para que ela fizesse um empréstimo no banco para enviar mais dinheiro. No entanto, ela não conseguiu realizar o empréstimo.
No dia seguinte, o golpista voltou a contatá-la pedindo outro pagamento. Desconfiada, a mulher ligou para a esposa do seu verdadeiro sobrinho e, nesse momento, descobriu que se tratava de um golpe, pois ele nunca havia pedido qualquer quantia em dinheiro.
O caso foi registrado na delegacia e serve de alerta para que as pessoas fiquem atentas a ligações suspeitas e evitem fazer transferências financeiras sem confirmação direta com os familiares envolvidos.
Alerta:
Golpes como o do "falso parente" são cada vez mais comuns, especialmente contra pessoas idosas ou com familiares que vivem em outras cidades. Golpistas se aproveitam do vínculo emocional e da urgência para enganar suas vítimas, simulando emergências graves, como acidentes, e solicitando quantias em dinheiro.
Para evitar cair nesse tipo de golpe:
Essas medidas simples podem fazer a diferença e evitar que você ou seus entes queridos sejam vítimas desse tipo de fraude. Compartilhe este alerta com seus familiares!
Jovem de 24 anos morreu esfaqueado durante confronto envolvendo outros dois homens
Moradores reclamam da precariedade nas avenidas Rio Dalva, Fraternidade Paulista e nas rotatórias da Avenida dos Coqueiros.
Polícia investiga homicídio ocorrido durante a madrugada; testemunhas apontam possível ligação com tráfico de drogas.
Veículo com chassi pinado, motor raspado e placa artesanal é flagrado durante operação do Grupo Tático Rodoviário em Itapagipe-MG
Veículo de acidentou em Maio de 2024.
[Em breve] Ministro Sidônio Palmeira e presidente Lula | Imagem por Ricardo Stuckert / PRBRASÍLIA, 8 de janeiro — O marketeiro de Lula, Sidônio Palmeira, que em breve assumirá o lugar do ministro Paulo Pimenta na SECOM (Secretaria de Comunicação Social) e ficará responsável pela comunicação institucional do governo, afirmou que as mudanças anunciadas por Mark Zuckerberg, CEO da META — empresa proprietária do Facebook, Instagram, WhatsApp, Threads e Messenger —, sobre o abandono das empresas de checagem de fatos e a adoção de notas comunitárias para combater a desinformação, "é ruim para a democracia".