Mulher que faz 'quiz' com bandido e escapa de golpe do Pix pelo WhatsApp

Administradora financeira, contou que desconfiou do pedido do golpista, que se passava por seu filho, e fez uma pergunta pessoal que o bandido não soube responder.

Mulher que faz 'quiz' com bandido e escapa de golpe do Pix pelo WhatsApp
Mulher que faz 'quiz' com bandido e escapa de golpe do Pix pelo WhatsApp

Essa é clássica: de repente, você recebe uma mensagem no WhatsApp de uma pessoa próxima dizendo que mudou de número e que precisa de um dinheiro (geralmente via Pix). Apesar de comum, o golpe ainda faz muitas vítimas no país. 

Mas não foi o caso de Ad Andrade, administradora financeira que mora no Piauí. Em setembro, ela recebeu uma mensagem de uma pessoa se passando pelo seu filho, inclusive usando uma foto dele. A mensagem dizia que ele havia mudado de número. Minutos depois, ela recebeu outra mensagem pedindo uma transferência de cerca de R$ 2,5 mil.

Atenta ao que já tinha aprendido com orientações da polícia e já sabendo que se tratava de um golpe, Ad fez um quiz com o criminoso.

"Qual o nome da tua avó paterna? Diz aí", escreveu a mulher.

O homem, que não sabia a resposta, respondeu com outra pergunta: "Está desconfiando de mim?". Ela imediatamente percebeu que se tratava de um golpe e não fez a transferência. 

Cuidado redobrado

A tentativa de golpe, segundo contou a mulher, também foi percebida logo de início, porque o contato enviado para o PIX estava em nome de uma pessoa que ela não conhecia. Ainda assim, ela garantiu que não era o filho com a pergunta.

"Eu fiquei desconfiada. Não era a forma que ele [filho da vítima] falava. Mas eu salvei o número. Depois, ele me pediu uma quantia alta, o que também me fez estranhar. Foi mais de R$ 2 mil", disse Ad.

Os pontos observados por ela são as principais orientações feitas pela polícia para evitar esse tipo de golpe: conferir o contato vinculado ao PIX e certificar-se de que está falando com uma pessoa de sua confiança.