Os mineiros agora contam com mais uma ferramenta para acionar a segurança pública. O serviço Emergência MG, que permite o contato com as polícias e o Corpo de Bombeiros pela internet, foi expandido para todos os 853 municípios do estado. Com isso, os mais de 20 milhões de habitantes de Minas Gerais podem acessar a plataforma para solicitar atendimento de emergência, compartilhar localização e enviar imagens e vídeos diretamente para as autoridades.
O serviço pode ser acessado de três formas: pelo site emergencia.mg.gov.br, pelo aplicativo MG App e pelo Telegram, onde basta buscar por "Emergência MG" na ferramenta de pesquisa. A plataforma permite que os chamados sejam feitos via chat. Além disso, o sistema possibilita que a comunicação seja discreta.
O governador Romeu Zema destacou a importância da expansão do serviço, reforçando que a iniciativa amplia as opções de contato com as forças de segurança. "Estamos levando essa ferramenta para todo o estado, permitindo que qualquer pessoa tenha mais um canal de atendimento, além do telefone tradicional. Isso é um grande avanço", afirmou.
O Emergência MG não substitui os números tradicionais:
190 - Polícia Militar
197 - Polícia Civil
193 - Corpo de Bombeiros
O novo sistema funciona como uma alternativa para aqueles que preferem ou precisam de um meio digital de comunicação.
EXPANSÃO DO SERVIÇO
Desde o lançamento, em 2023, o Emergência MG passou por uma implantação gradativa. Inicialmente testado em Lagoa Santa, o serviço foi sendo ampliado para outras regiões até chegar a todo o estado.
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) coordenou o desenvolvimento do sistema, que contou com a participação da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge), TabControl e Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).
Para ter acesso ao Sistema basta acessa o https://emergencia.mg.gov.br/ e voce sera direcionado ao chat em tempo real.